28 de fevereiro de 2011

Diário de viagem - parte 6




Dia 34 – Barra da Tijuca
Acordamos cedo hoje, dia 20 de fevereiro, mas para recompensar o trabalho de ontem, tivemos uma linda manhã de descanso e diversão na praia da Barra da Tijuca. Lugar lindo em que mais uma vez pudemos ver a maravilhosa mão de Deus e sua criatividade na criação. A tarde colocamos em ordem nossos quartos, organizando e limpando cada um suas coisas. Já a noite, tivemos nosso culto com músicas maravilhosas e desfrutamos do testemunho de Palova (Salvador – Bahia). Emocionamos-nos com sua experiência de vida e com certeza crescemos muito com isso. Benção, muita benção.




Dia 35 – Discipulado e evangelismo
Hoje, 21 de fevereiro, começou a aula de Discipulado e Evangelismo, com o professor e também pastor Ulisses. Ele partilhou muitas formas e técnicas de abordagens para evangelismo. Assim como os fundamentos bíblicos. Passamos este primeiro dia da disciplina treinando e desenvolvendo o evangelismo pessoal. Logo a noite pudemos matar um pouco da saudade de nossa família. E agradecemos também a Deus pela vida do boliviano Davi, que hoje completou mais um ano de vida. Deus abençoe a vida dele e de todos nós, FAMÍLIA RADICAL!


Dia 36 – Mais treino
A manhã do dia 22 de fevereiro começou com mais treino e desenvolvimento de técnicas de evangelismo, seguido da teoria sobre discipulado. Tem sido muito bom, mesmo em forma de treino, compartilhar com nossos amigos e irmãos tudo o que Deus fez em nossa vida e as promessas que ainda tem para nós! De tarde encerramos com o profª Ulisses, assistindo alguns documentários e elaborando analogias com o discipulado. Foi muito bom este tempo. Também pudemos começar a preparar-nos para o kids game que faremos no próximo domingo no morro Dona Marta., realizando coreografias, jogos e mensagens bíblicas através de tudo isso. Com um culto abençoado com o testemunho impressionante da argentina Betsabé (mais conhecida como Titi), encerramos nossa noite com pizza e muita alegria na presença do Pai.




Dia 37 – Evangelismo Criativo
Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011. Amanhã começou com um café abençoado e preparado por uma das equipes. Logo após, tivemos uma aula muito interessante, onde pudemos aprender formas criativas de se evangelizar. O chamado ECO (evangelismo com objetos) é uma técnica muito usada em impactos evangelísticos. Quem nos deu uma boa introdução a isto foi o professor Flávio, que é missionário e já foi voluntário radical Brasil. Atualmente, ele trabalha na Lapa, realizando missões urbanas, mas já esteve na Cracolândia (em São Paulo). Quanto as técnicas, as vezes achamos impossível evangelizar com um clips ou uma corda. Mas sim, é possível! Terminamos o dia com nossa devocional. Benção de Deus para mais um dia.


Dia 38 – Aulas de teatro
Nesta quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011, começou a aula de teatro (talvez a mais difícil para mim, pois quem me conhece sabe que prefiro me expressar com a dança e não a encenação). A Radical África Aline, professora de teatro, iniciou esta manhã com alguns exercícios de encenação, alongamento e relaxamento. Pela tarde tivemos de apresentar nossa primeira peça com improviso, de primeira assim para perdermos a vergonha. Muito bom foi para todos. Encarar o “público” sabendo que isso será para levá-los a uma conversão muda totalmente nossa motivação. Foi surpreendente ver os talentos escondidos de alguns, sendo revelados numa simples peça de teatro. Enfim, as palavras do dia são “surpresa” seguida de “esforço”, pois foi isso o vivido pelos radicais hoje.




Dia 39 – Pantomima Espelhos
A manhã do dia 25 foi cheia de ensaios. Por quê? Bom, porque a professora Aline nos desafiou num ensaio de pantomima. Esse esquete, por nome espelhos, nos ajudou a compreender a verdade vivida no mundo sem Cristo, assim como aprendermos a encená-la. Ensaiamos incansáveis vezes pela manhã e no período da tarde a apresentamos. Apesar de ser uma pantomima “fácil”, tivemos que trabalhar muito para fazer o melhor que podíamos no tempo determinado. Além do esquete, aprendemos também a fazer corretamente a maquiagem para este tipo de peça e conseqüentemente as diferenças entre os personagens. A devocional teve a participação de pessoas muito especiais para mim: meus pais e minha irmã, que vieram de Curitiba para desfrutar do fim de semana com todos nós do Radical. Pudemos conhecer também mais da história da mexicana Ana Luisa, que emocionou muitos com seu testemunho. Nada além da GRAÇA DE DEUS pode definir o que tem sido nossos dias aqui no treinamento radical no Rio de janeiro.


Dia 40 – Ilusões
Sábado, 26 de fevereiro de 2011. Ultimo dia de nossa classe de teatro. Palavra de hoje: emoções. O desafio de hoje na aula de tetro foi representar a música Everything, do Lifehouse. Em grupos divididos pudemos ensaiar várias vezes tendo por base um vídeo da peça apresentado pela profª Aline. Esta pantomima ilusões, já tantas vezes apresentada em diversas igrejas pelo mundo, vem reforçar o sacrifício de cristo na cruz por nós. Por mais que tenhamos ensaiado e assistido por diversas vezes esta, todas às vezes nos emocionamos com o motivo dela assim como com as lembranças trazidas por ela a diversas pessoas. Então, quando todos fizeram a apresentação final foi surpreendente de novo, e escrevo isso por mim também, não somente por admirar pelos outros. Com certeza muitos de nós teremos o prazer de no campo realizar estas peças e pantomimas aprendidas. A noite, após um jantar e sobremesa deliciosa feita por minha mãe, tivemos nosso preparatório para o Kids Game que faremos amanhã na Comunidade Dona Marta (Botafogo).


Dia 41 – Kids Game = Muito trabalho
Domingão, Comunidade Dona Marta, Rio de janeiro. O desafio de hoje: divulgar e chamar quantas crianças possíveis em toda a Comunidade (antigo morro Dona marta – hoje comunidade pacificada). Chegamos por volta das 9 horas da manhã, subimos o morro e pudemos conhecer um pouco do local onde faríamos os jogos, o Kids Game. Acredito que nós nunca tínhamos pensado que um dia, estaríamos num lugar como Dona Marta. Encontramos muitas dificuldades, pobreza, tristeza, alegrias falsas, crianças que perderam suas inocências muito jovens, pais que as abandonaram. Dirigimos-nos para a Missão Batista na Dona Marta, realizamos um culto matutino, almoçamos e seguimos para o nosso trabalho na comunidade. Começamos as atividades de kids game as 15 horas, com 100 crianças dispostas a praticar todas as atividades. Foi uma ótima tarde de ensinamentos através de jogos e também de conversas pessoais com os pequenos. Tive, pessoalmente, a alegria de ter em meu grupo pequenas meninas de 5 e 6 anos, das quais 6 delas aceitaram Jesus como seu Salvador pessoal. Foi cansativo, mas recompensado pela alegria de todas as crianças por essa iniciativa de amor que tivemos para com elas. Neste dia também minha família esteve no apoio das atividades e puderam sentir como é ser um Radical, e depois partiram para nossa cidade. Enfim, foi um maravilhoso dia. Não importa o quanto cansamos, mas sim o porque cansamos.

21 de fevereiro de 2011

Diário de viagem - parte 5




Dia 28 – Classe de estudo bíblico
Hoje, dia 14 de fevereiro, manhã quente no Rio, mas tranqüila em nossos estudos. Hoje começou a classe de estudo bíblico, com o profª e pastor Galvão. Pudemos aprender com ele como preparar da melhor forma contexto e discrição um sermão, uma mensagem bíblica. Foi um dia abençoado. Pela noite pudemos conversar com nossas famílias pela internet ou telefone. Claro, sentimos muita falta de nossos pais e irmãos. Mas, devemos ter em mente que a graça de Deus seja o suficiente, tanto para a família quanto para nós radicais. Depois deste momento, em grupos conseguimos fazer mais de mil pulseiras do plano se salvação. Parecíamos até uma linha de produção, só definitivamente e totalmente do Senhor. Enfim, mais um dia entregue e abençoado pela graça do Senhor.

Dia 29 – Jogos e muito fogo.
15 de fevereiro de 2011. Tantos eram os meus planos, mas os planos de Deus foram outros e com certeza muito melhores que os meus. Em minha devocional, Deus falou comigo com o texto de Isaías 12, em que ressalto “Tirarei com alegria água das fontes de salvação”. Nesta manhã de terça-feira, o Radical teve o privilégio de aprender técnicas de Kids game, com o profª Marcos Grava. Foi muito bom e também empolgante aprender técnicas de evangelismo infantil por meio de jogos e brincadeiras. Neste período foi aprendido apenas na teoria, mas teremos a parte prática também. Pela tarde, com o radical 5 Álvaro, pudemos aprender a técnica de pirofagia (cuspir fogo mesmo). Treinamos por horas com água apenas, mas a noite pós culto de testemunho, alguns se arriscaram com a querosene e fogo. Emocionante e impactante se levado a ruas para chamar a atenção das pessoas e falar do amor de Cristo.

Dia 30 – Culturas...
Quarta-feira, dia 16 de fevereiro de 2011. Se estivesse em casa, trabalharia, iria para casa e depois igreja. Mas, como sou uma radical, hoje o dia foi aprender tudo e mais um pouco sobre culturas, costumes etc. Com a classe de Culturas e Missões, ministrada pelo hilário profª Jarbas Ferreira, pudemos conhecer mais sobre como definir cultura, formas de adaptação etc. Ainda em sua classe, assistimos ao filme Avatar, como uma forma de entender o que é missão transcultural. Foi muito interessante a forma exposta pelo filme e foi objeto de muita discussão positiva sobre o assunto. Para encerrar o dia, tivemos aula prática de Kids Game. Enfim, o dia foi cheio, mas engrandecido pela glória de Deus em nossas vidas!

Dia 31 – Mais cultura
Quinta-feira, dia 17 de fevereiro de 2011, a fim de intercedermos por várias adversidades ocorrentes no projeto, tivemos um período de jejum, sendo que TODOS CUMPRIRAM e puderam entregar seu sacrifício ao Pai. Começou novamente com classe de culturas e missão, com diversas novidades sobre os povos para que todos soubessem. Pela tarde assistimos a biografia de Willian Carey, missionário abençoado na India. Enfim, tivemos de analisar este filme também e entrar em discussão positiva sobre ele. Impressionante as histórias e demais coisas abordadas em aula. Foi benção e está sendo benção!

Dia 32 – Mais Pirofagia e Cultura
A manhã desta sexta-feira, dia 18, começou com mais uma parte da aula de cultura e missões com o professor Jarbas. Terminamos as discussões acerca do ministério de Willian Carey, assim como este módulo. Foi muito bom e algumas vezes engraçada a presença do professor em classe. Enfim, conhecer outras culturas, costumes, definitivamente não é algo fácil, mas: “devemos ver o povo com os olhos do povo”. Isso foi e é de grande valor na minha vida, sendo que estou me preparando para o novo. Pela tarde tivemos mais práticas de pirofagia, treinando ainda com água, e posteriormente à nossa devocional noturna, alguns de nós tentaram com o fogo. Muito difícil de ver e também desperta um pouco de medo. Mas, é mais uma forma que podemos usar para impactar pessoas e depois falarmos do amor de Cristo a elas. Aqui no Rio continua muito calor (média de 42º), mais este calor não tem vindo só do sol, vem do Senhor Jesus também, inundando nossos corações de espírito e alegria.

Dia 33 – Despiertar temprano...
O dia começou mais cedo para todos hoje. Eram 6h da manhã e todos os radicais já estavam de pé. Motivo: capinar e cortar a grama de detrás dos prédios do seminário. Faxina geral, melhor dizendo. Então, hoje (19/02), começamos o serviço cedo e graças ao Pai eu fiquei na equipe das compras, mas foi cansativo também. Almoçamos, tivemos a tarde livre para descanso e no fim do dia pudemos começar nosso treinamento para o impacto de carnaval, que faremos daqui duas semanas na Marquez de Sapucaí, no Centro do Rio de Janeiro. Aproveito e peço orações por isto, pois precisamos de muito apoio em oração e unção do Espírito Santo para evangelizar e impactar a todos. Enfim, mas um ótimo sábado servindo ao senhor e desfrutando de seu amor por meio de obras.

14 de fevereiro de 2011

Diário de viagem - parte 4














































Dia 19 – Descanso merecido
Pois então, o dia 05 de janeiro, sábado começou muito bem com um bom café da manhã, boas conversas, boa devocional (sobre a vontade de Deus para nossas vidas em 1º lugar). O dia todo foi livre para descansar... Lavar roupa, ler, estudar a palavra, cantar. Teve até direito a filme na parte da tarde. Depois de uma intensa semana de estudos sobre esporte e missões, tivemos um sábado muito tranqüilo. É claro que quanto mais descansamos, mais pensamos na família... Bate a saudade... Mas Deus tem sido fiel e nos ajuda a suportar uns aos outros em nossos momentos de tristeza. À noite, no culto, tivemos a benção de conhecer o testemunho de Estela (boliviana e minha companheira de quarto), que me fez pensar de como minha vida foi fácil até hoje se comparado a dela. E como Deus a fortaleceu ao longo dos anos para que hoje fosse uma Radical. Fizemos nossas orações na cozinha de nosso andar, agradecendo mais uma vez ao Pai por tudo o que tem feito a nós, voluntários sem fronteira.









Dia 20 – Testemunho, prova e direção
Esse domingo (06/02/2011) realmente foi muito diferente em minha vida. Primeiro, minha equipe se dirigiu até a Igreja Batista do bairro da Gávea. Nesse formato de equipe, estávamos em 3 brasileiros e 7 hispanos. E quem decidiu dar testemunho público? Sary e Mili. Ambas hispanas. E agora pergunto... Quem traduziu o que falavam para a igreja? Eu! Só pela misericórdia e graça do Pai! Foi realmente uma prova ter que fazer isso. Mas Deus abençoou e pude mesmo com algumas dúvidas passar àquela igreja a mensagem das duas. Muitos jovens e adultos também atenderam ao chamado de missões naquela igreja, e isso nos alegrou e inspirou como equipe. Depois do jantar, foi minha última “prova” do dia: dirigir o culto noturno e seus louvores. Foi benção, e isso resume tudo. O testemunho de hoje foi de Juliana (morena, porque tem duas). Ela é carioca. Carioca super abençoada e protegida pelo Pai! Enfim, mais um dia quente, mas de muita alegria e dedicação a obra.









Dia 21 – Trabalho com crianças e teologia missionária
Hoje, início de mais uma semana de aulas aqui no Seminário Batista do Sul, dia 07 de fevereiro de 2011, segunda-feira. A manhã começou com uma aula super animada: Trabalho com crianças, ministrada pela profª Ana. Foram momentos muito bons, onde pudemos desfrutar de um vasto conhecimento sobre trabalho com crianças, os fundamentos bíblicos, canções e as formas corretas de ministrar a palavra às crianças. Na parte da tarde, após um gostoso almoço no restaurante do seminário, tivemos Teologia Missionário, com o PR Sanchez, pessoa profundamente instruída pelo Espírito e de um conhecimento inacreditável sobre a Bíblia. Após o jantar, tivemos a oportunidade de conversar com nossas famílias pela internet. Momentos excelentes ao lembrar e conversar com nossos maiores intercessores: nossa família. Mais um dia encerro neste longo treinamento para missões mundiais.









Dia 22 – Mais conhecimento: fantoches
A manhã do dia 08 de fevereiro foi o que posso de chamar de “uma graça”, pois tivemos aulas especiais. Com a profª Marlene, pudemos criar matérias, ou melhor, realizamos trabalho manual, criando objetos para contar histórias e desenvolvê-las. Na segunda parte da manhã, a equipe da profª Ana deu uma bela aula sobre fantoches e manipulação deles, com direito a exercícios de braço e tudo. Foi muito bom, pois às vezes o que parece fácil se torna muito melhor se trabalhado da forma correta. Na aula da tarde, conversamos mais com o profª Sanchez sobre o Gênesis, os detalhes de cada coisa, o que nos influencia, enfim, um conhecimento teórico bíblico abundante. No culto noturno tivemos o testemunho de Talitha (mineira), a qual até arriscou falá-lo todo em espanhol... Com certeza foi muito difícil, mas Deus tem nos capacitado muito, só por Ele conseguimos conversar, pregar e até cantar em outro idioma. Mas tudo é benção, porém se entregue na total vontade de Deus.









Dia 23 – Mais aprendizado
Hoje, 09 de fevereiro de 2011, Rio de Janeiro. Já estou até acostumada em morar no Rio, mas como eu amo Curitiba! Bom, hoje o dia dos radicais foi muito bom novamente. Tivemos na parte da manhã uma ótima aula de teologia missionária com o Pr. Francisco, que mais uma vez nos enriqueceu com seu grande conhecimento da Palavra de Deus. Na parte da tarde tivemos a finalização de trabalhos manuais com a profª Marlene, e em seguida tivemos uma aula especial com fantoches, com a profª Ana e seus auxiliares. Foi uma aula especial pois cada um pode aprender técnicas de manuseio assim como aprender e praticar histórias com os bonecos. A noite a aula continuou com uma apresentação de cada grupo e suas respectivas histórias. Excelente é a palavra para tudo que ocorreu neste quarta-feira.









Dia 24 – Festa dos Heróis
Manhã de quinta-feira, dia 10 de fevereiro de 2011, Rio de Janeiro. Começamos o dia com mais uma aula de teologia missionária, a qual o ProfºFrancisco abordou sobre toda a história de Jesus Cristo até sua ascensão aos céus. Na parte da tarde tivemos o encerramento da classe de ministério infantil, assim como nos despedimos dos professores. Mas, mesmo acabando as classes, tivemos a tarefa de criar um personagem, um herói. Tivemos de nos caracterizar, definir as forças e as dificuldades de seu herói, e por fim se vestir como seu herói. Foi muito legal e engraçado o trabalho da criatividade de todos. Tivemos um momento de culto, um momento de brincadeiras e um momento de lanche também. Deus é maravilhoso, trabalhando com cada um de uma maneira especial e única! Enfim, foi uma festa de louvor a Deus e comunhão entre o povo radical latino 6.









Dia 25, 26 e 27 – Congresso de Promotores de missões – JMM
Os dias 11, 12 e 13 de fevereiro foram muito intensos, porém abençoadores. Tivemos o imenso privilégio de participar como equipe de apoio do Congresso estadual de Promotores de Missões do RJ. Na sexta-feira, saímos com destino a Rio Bonito, no acampamento Batista. Havia lá um número muito grande de promotores de missões, sendo mais ou menos 400 pessoas. Iniciamos nosso trabalho lá com uma divisão de equipes. Ou seja, dividimos os 400 e 32 grupos. Muita gente X Muito trabalho = BENÇÃO PURA! Realmente o projeto radical foi de grande apoio no congresso. Não só pelo trabalho em equipe, mas em contribuir desde os detalhes para um bom encaminhamento e organização. Todos foram grandemente impactados pelos testemunhos de diversos missionários que lá estavam. Missionários que arriscam suas vidas a favor da obra de Deus. Aproveito para responsabilizar você que está lendo, de começarmos uma luta contra o Islâmismo, tão crescente em nosso mundo e extremamente dedicado a expandir sua religião. Isto é sério, muito sério. Temos todos, como filhos e salvos por Cristo, mudar esta situação de crescimento e falar, proclamar o amor de Cristo. Afinal, TODOS NECESSITAM DA GRAÇA DO PAI. Voltamos no domingo a noite, com a certeza de que muitos jovens foram impactados com nosso presença lá, e com a esperança de vê-los em breve atendendo ao chamado de Cristo para fazer missões.

6 de fevereiro de 2011

Diário de viagem 3



Dia 11 – Término de aulas
E hoje, sexta feira, 28 de janeiro de 2011, tivemos mais um dia abençoado pelo Senhor Jesus aqui no Rio de Janeiro. A manhã começou com um delicioso café da manhã (do jeitinho que todo o Radical gosta), e em seguida tivemos nossa última aula com o Pastor Renato. Nesta, falamos sobre mais livros do novo testamento, dentre eles Apocalipse e seus mistérios. Foi muito bom e agradável estar com o pastor e adquirir conhecimento a mais sobre a palavra de Deus. Há, e com certeza nunca vamos esquecer o “tranqüilo” e “despiertos” dele. Pela tarde tivemos nosso ultimo encontro sobre seitas com a profª Márcia, e mais uma vez o senhor abriu nossos olhos para muitas coisas erradas que os povos seguem. Enfim, devemos ter em mente o Ide e faze-lo. Aqui no Seminário isso tem fortalecido e aumentado e nossos corações.

Dia 12 – Trabalho e piscina
29 de janeiro, 5h da manhã. Essa foi a hora que levantamos hoje para cumprir uma missão: Limpar, cortar e capinar toda a quadra esportiva. Trabalho árduo e difícil. Levamos 8 horas para cumprir a missão. Estava com muito mato, sujeira, bichos, mas no fim ficou um lugar excelente e abençoado para diversão. Nossa recompensa por isto foi uma longa tarde de relaxamento e diversão na piscina do seminário. Sim, os radicais têm sim um dia de descanso. Para a glória de Deus todos trabalharam duo, mas se divertiram muito também. Para encerrar o dia fomos a capela do seminário para a formatura do Ministério com surdos do Seminário. Muito legal e interessante e motivante trabalho para nossas orações. Agora, 23h, todos devemos descansar e nos preparar para o domingo.

Dia 13 – Domingo na Igreja
A manhã do dia 30 de janeiro começou muito abençoada por aqui. Levantamos cedo, tomamos nosso café e caminhamos (uns 5 quarteirões) até a Igreja Batista Memorial, no bairro da Tijuca. O culto foi uma benção, com louvores e solo realmente inspiradores para uma manhã de domingo. A mensagem foi sobre a ação da natureza. Benção que nos fez pensar muito sobre o ocorrido nas cidades serranas do Rj. Voltamos, almoçamos, tivemos uma tarde muito alegre de conversas e jogos (afinal, domingo temos a tarde livre). Já a noite, fomos abençoados pelo testemunho da Radical Juliana, e confesso que vi muito de minha vida com relação a dela. Deus sabe de todas as coisas e sabe como devemos ser tocados por seu amor também. Enfim, este domingo foi longo, divertido, porém edificante.

Dia 14 – Ministério de esportes
A Sim, o dia 31 de janeiro começou muito diferente, com a classe de PROGRAMA ESPORTIVO MISSIONÁRIO, ministrado pelo professor e pastor Marcos Grava. Trabalhar para o Senhor por meio de esportes traz muitas pessoas para Jesus, mas nosso testemunho e relacionamento pessoal atingem muito mais pessoas. Essa foi à mensagem de hoje: “Devemos nos fazer de tudo para todos, a fim de salvar alguns pelos meios possíveis” (baseado na afirmação de Paulo em 1 CO 9:19-23) . Foi muito bom e importante esta mensagem e ensinamento, pois quando estivermos no campo, é exatamente assim que devemos agir para conquistar pessoas para o Pai. Mais tarde, pós jantar, fizemos uma festinha para o aniversariante do dia, Maurício (Mauri) que veio do Uruguay para servir ao Senhor, e hoje completou 20 anos. Foi muito bom, e com certeza todos “mataram” a vontade de comer bolo. Deus é maravilhoso e contempla os desejos de nosso coração.

Dia 15 – Esportes e praia
Hoje, dia 01 de fevereiro de 2011, começou um maravilhoso treinamento de esportes e kids games com o professor Bruno, o qual nos ensinou a utilizar os esportes como método de evangelização. Depois do almoço fomos presenteados com um passeio à praia de Ipanema, para curtir uma tarde toda na praia. Foi muito bom, ficamos muito felizes e nos divertimos muito, muito. Voltando, em nossa devocional noturna tivemos o testemunho de Davi, jovem radical voluntário da Bolívia. Foi realmente uma benção e todos foram muito tocados pela vida e testemunho dele. Deus nos abençoe e nos fortaleça sempre.

Dia 16 – E mais ministério esportivo
Manhã do dia 02 de fevereiro de 2010. Continuamos com nossas aulas sobre programa esportivo missionário, hoje ministrado pelo professor e pastor Weberson Rosa. Pudemos ver e aprender técnicas de evangelismo esportivo, assim como conhecer todos os pontos positivos e negativos de se fazer missões entre atletas. Logo após o almoço, retomamos as atividades seguindo com o tema de capelania no esporte. Pastor Weberson foi muito sábio e dinâmico durante todo o dia. Na devocional noturna, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais do testemunho pessoal de Milagros, voluntária radical vinda da Argentina. Dizer que aqui tem sido uma benção é pouco. Tem sido mais do que 1000 bênçãos juntas.

Dia 17 – Compras e esporte
Hoje, dia 03 de fevereiro, super quente no Rio como sempre, levantamos cedo e fomos as compras. Bom, compras rápidas, porém compras. Fomos a praça principal do bairro da Tijuca e compramos coisas que nos faltavam: shampoo, cremes, roupas, enfim coisas utéis para o projeto. Retornamos. Almoçamos. E iniciamos a aula com o Pastor Marcos Grava, que continuou nos ensinando sobre KIds Games, ou seja, esporte nas igrejas de modo geral. Foi e tem sido uma benção usar das atividades físicas para cumprir com a mensagem do Reino de Deus.

Dia 18 – Congresso Missões Mundiais
Acordamos as 4h30 da manhã do dia 04 de fevereiro. Nosso destino: Papucaia /Rj. Saímos cedo, mas tudo compensou. O dia foi maravilhoso! A equipe Radical 6 teve a oportunidade de coisas diversos missionários brasileiros que trabalham em campos difíceis como o Sudão, países diversos da Africa, Ucrania, Malásia. Pudemos testemunhar seus trabalhos, assim como contar os nossos e o que temos feito durante nosso treinamento. Esse congresso foi numa chácara muito bonita, na qual quem lá estava podia desfrutar de passeios a cavalo, banho de piscina, com lindas montanhas ao redor. Descanso merecido a estes que arriscam suas vidas em favor do Pai. O dia lá começou excelente com um culto. Pós almoço, tivemos a tarde livre. Já ao anoitecer nos preparamos para a Festa das Nações! Missionários e missionários vestidos com as roupas típicas dos países que trabalham. Nós também participamos com apresentações especiais de cada país que compõe a equipe este ano. Muitas bênçãos com testemunhos maravilhosos. Chegamos no Rio tarde da noite, mas com certeza ninguém se arrependeu do Dia que o Senhor nos Deu!